A Psicomotricidade é uma ciência que possui uma importância
cada vez maior no desenvolvimento global do indivíduo em todas suas fases,
principalmente por estar articulada com outros campos científicos como a
Neurologia, a Psicologia e Pedagogia. Isso acontece porque a Psicomotricidade,
se preocupando com a relação entre o homem e o seu corpo, considera não só
aspectos psicomotores, mas os aspectos cognitivos e sócio-afetivos que
constituem o sujeito. Em 1982 a Sociedade Brasileira de Terapia Psicomotora,
atual Sociedade Brasileira de Psicomotricidade, propôs uma definição bastante
abrangente do que vem a ser Psicomotricidade:
“Psicomotricidade é uma ciência que tem por objetivo o
estudo do homem, através do seu corpo em movimento, nas relações com seu mundo
interno e externo” (p.5)
Portanto, Psicomotricidade é a área que se ocupa do corpo em
movimento. Mas não podemos esquecer que o corpo é um dos instrumentos mais
poderosos que o sujeito tem para expressar conhecimentos, idéias, sentimentos e
emoções. É ele que une o indivíduo com o mundo que lhe dá as marcas necessárias
para que se constitua como sujeito.
Evolução Histórica
O termo “psicomotricidade” aparece, pela primeira vez, no
discurso médico, mais especificamente, no campo da Neurologia, quando, no século
XIX houve uma preocupação em identificar e nomear as áreas específicas do córtex
cerebral segundo as funções desempenhadas por cada uma delas. E foi no século XX
que ela passou a desenvolver-se como uma prática independente e, aos poucos,
transformar-se em ciência.Até conseguir ter o espaço que ocupa hoje, a
Psicomotricidade começou a ser praticada
no momento em que o corpo deixou de ser visto apenas como um pedaço de carne,
para ser algo indissociável do sujeito. No século XVII, René Descartes ainda
propunha esta dicotomia entre corpo e alma, mas já fazia colocações de que o
corpo é tão unido à pessoa que ambos chegam a “misturar-se”. No século XIX
constatou-se que existem disfunções graves evidenciadas no corpo sem que o
cérebro tenha nenhuma lesão. Segundo Levin, é esta “necessidade médica
de encontrar uma área que explique os fenômenos clínicos que nomeia pela
primeira vez a palavra psicomotricidade, no ano 1870” (p.23). Em 1909, Dupré
define a síndrome da debilidade motora, através das relações entre corpo e
inteligência, dando partida para o estudo dos transtornos psicomotores,
patologias não relacionadas a nenhum indício neurológico estudadas pela
Psicomotricidade.Henry Wallon, em 1925 começou a relacionar a motricidade com a
emoção,explicando que chamou de “diálogo tônico-emocional”. E com essa teoria,
temos o fim do dualismo cartesiano que separa o corpo do desenvolvimento
intelectual e emocional do indivíduo. A prática mais especificamente psicomotora
começou em 1935, com Eduard Guilmain, que elaborou protocolos de exames para
medir e diagnosticar transtornos psicomotores.Em 1948 Ajuriaguerra redefiniu o
conceito de debilidade motora e delimitou com clareza os transtornos
psicomotores no seu Manual de Psiquiatria Infantil. Este é um dos autores que
até hoje continua sendo bastante citado nos trabalhos relacionados ao desenvolvimento
infantil.Outros pesquisadores importantes da área: Jean Lê Boulch, André
Lapierre, Bernard Auconturier, Aleksander Luria, P. Vayer, Jean Bèrges,
Jean-Claude Coste, Vitor Fonseca.
Área Instrumental e Estrutural do cérebro
A partir das pesquisas realizadas pelo francês Broca em
1861, relacionando lesõe sem áreas restritas do lobo frontal (área de Broca) com
a perda da linguagem falada,verificou-se que há localizações específicas no
córtex cerebral que são especializações funcionais de determinadas ações (veja
figura em anexo).
Campos de Atuação
Atualmente, na Psicomotricidade, existem três campos de
atuação: reeducação,terapia e educação.A reeducação é o atendimento individual
ou em pequenos grupos de crianças,adolescentes ou adultos que apresentam sintomas
de ordem psicomotora. Estes sintomas podem vir acompanhados de distúrbios
mentais, orgânicos, psiquiátricos, neurológicos,relacionais e afetivos.A
terapia psicomotora é também realizada com crianças, adolescentes ou
adultos,individualmente ou em pequenos grupos que apresentem grandes
perturbações de ordem patológica.A educação psicomotora é dirigida à atuação
dentro do âmbito escolar, principalmente nos segmentos da Educação Infantil e
no Ensino Fundamental I. Teve início na França, com o professor de Educação
Física Lê Boulch, na segunda metade da década de60, já visando o
desenvolvimento global do indivíduo por meio dos movimentos e,
mais especificamente, evitar distúrbios de aprendizagem. Assim, a
Psicomotricidade atua proporcionando ambientes que estimulem as vivências
corporais, ou seja, buscando desafiar os alunos, atingindo suas zonas de
desenvolvimentos, como defende Vygotsky.
Fonte: http://pt.scribd.com/doc/6235111/04-AvaliaCAo-Funcional-Importantissimo
Fonte: http://pt.scribd.com/doc/6235111/04-AvaliaCAo-Funcional-Importantissimo
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